Piauienses levam prata e bronze no Judô dos Jogos da Juventude

Luis Gustavo Tourinho fica com a prata e Emerson Silva com o bronze


 Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

O judoca Luis Gustavo Tourinho, atleta da Associação Judô Queiroz, da cidade de Teresina, brilhou em Brasília conquistando a prata, menos 60 Kg no individual. O faixa roxa após derrotar os judocas Luan Nantes (MS) e  Yuri Verli (RJ), Lucca Ferreira (SC), nas quartas de final, e Arthur da Silva (GO), na semi-final; perdeu na final, por ypon, para o faixa marrom Felipe Santos (SP).



Segundo Luis Gustavo a competição foi muito difícil com muitos atletas de categoria e chegar a final e conquistar a medalha de prata foi muito importante. "Essa medalha foi o resultado de um árduo trabalho e pegar um faixa marrom na final foi um grande desafio. Quero dedicar para minha família e amigos que me apoiaram, ao meu técnico e a todos piauienses", afirmou Luiz Gustavo



O outro judoca piauiense que fez bonito foi Emerson Silva que conquistou o bronze, no menos 50Kg, após derrotar por ypon o baiano Ederson Carvalho.


Os judocas ainda tem chance de levar o ouro para o Piauí, já que disputarão o torneio por equipes nesse domingo (19), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.a partir das 9 hs.

O JUDÔ NOS JOGOS ESCOLARES



A competição é disputada em dois torneios: equipes e individual. Cada estado pôde inscrever oito alunos-atletas e dois técnicos para ambos os gêneros, sendo um aluno-atleta por categoria de peso e gênero. Nos torneios individuais as oito categorias de peso são assim denominadas: superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. O torneio por equipes pode ser disputado por equipes com um mínimo de três alunos-atletas inscritos.

Na faixa etária de 15 a 17 anos em ambos os torneios, cada confronto tem a duração de quatro minutos, já na faixa etária de 12 a 14 anos cada confronto tem a duração de três minutos, caso o combate termine empatado, será utilizado o Golden Score (tempo extra), que acontece sem limite de tempo. (até que haja um vencedor).

Comentários